Cálculo de BTU de ar condicionado: aprenda a fazer!

24 de dezembro de 2012 | 13 Comentários Voltar

Escolher corretamente a potência do ar condicionado, de acordo com o tamanho do cômodo a ser refrigerado, é importante para garantir a refrigeração ideal. Para isso, é preciso fazer o chamado cálculo de BTU, necessário para que você não compre um aparelho com potência nem acima e nem abaixo do recomendado.

Isso evita que você desperdice seu dinheiro comprando um aparelho muito potente para o ambiente, o que acarretará em um alto gasto energético; ou em um equipamento com potência abaixo do necessário, ocasionando a falta de refrigeração.

A sigla BTU vem de British Thermal Units e tem tradução equivalente à Unidade Térmica Britânica. E 1 BTU é a quantidade de calor que precisa para diminuir a temperatura de uma libra de água em um grau Fahrenheit. Parece complicado, mas calcular o BTU que seu ar condicionado deve ter é bem simples.

Passo a passo de cálculo de BTU

Veja o passo a passo para calcular o BTU do seu futuro ar condicionado, mas preste atenção, pois o índice muda de acordo com a localização do ambiente (se incide sol ou não, por exemplo):

Para ambientes sem incidência de raios solares:

Se o ambiente que o ar condicionado irá ficar não bate sol, faça a seguinte conta:

Multiplique 600 BTUs pelo metro quadrado do ambien

te e some 600 BTUs por pessoa adicional (a primeira pessoa não é somada) que for frequentar o ambiente.

Entenda: No caso de um quarto de 12 metros quadrados, onde duas pessoas frequentam, o cálculo é (600 x 12) + 600 = 7.800 BTUs

Para ambientes com incidência de raios solares:

Se bate sol no local onde o ar irá ser instalado, a conta é outra, pois o aparelho trabalhará mais.

Portanto, o índice utilizado é de 800 BTUs, que é multiplicado pelo metro quadrado e somado aos 800 BTUs por pessoa adicional (a primeira pessoa não é somada).

Entenda: No caso de um quarto ensolarado, de 12 metros quadrados e três pessoas, o cálculo é (800 x 12) + 800 + 800 = 11.200 BTUs

Cálculo

Calcule e compre certo!

Com esses dados em mãos você pode procurar por aparelhos com a potência em BTUs mais aproximada, podendo ser um pouco acima ou um pouco abaixo. Fácil, né?

Para mais informações acesse o site:www.arcondicionadovecair.com.br

Compartilhe este artigo

Comentários

Deixar um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Lúcio Silva Correa

    Comentário em 30 de abril de 2013 as 10:02

    Achei muito interessante as explicações sobre áreas na sombra e áreas ensolaradas, principalmente para mim, que toda hora estou fazendo projetos elétricos residenciais. Achei muito bom, Parabéns!

  2. Vecair

    Comentário em 2 de maio de 2013 as 10:14

    que bom que te agradou, Lúcio. Obrigado e continue nos acompanhando! Abraços.

  3. edivaldo gomes

    Comentário em 25 de maio de 2013 as 2:27

    Na minha cidade o calculo é diferente, mas essa forma de somar é bem melhor.
    Aqui dividimos o tamanho do ambiente por 8, por ser uma cidade muito quente.

  4. mary

    Comentário em 25 de junho de 2013 as 17:52

    Poxa… muito interessante mesmo…
    Só que eu tentei fazer o cálculo mas não consegui porque o ambiente que eu quero usar um ar condicionado é de circulação pública. Como faço???
    É um ambiente de 204 m². Me ajude calcular, pode ser?
    obrigadão… bjos!!!!!!!

  5. Vecair

    Comentário em 1 de julho de 2013 as 10:25

    Olá Mary,

    para fazer esse cálculo, você precisa ter uma média de quantas pessoas passam pelo ambiente em uma hora. Aí é só usar a nossa fórmula descrita acima. Provavelmente é melhor utilizar um sistema de ar condicionado central por ser um lugar muito grande. Confira esse nosso post também. Obrigado pelo contato e continue acompanhando nosso blog. Abraço.

  6. marcos acioly branquinho

    Comentário em 25 de julho de 2013 as 1:59

    Parabéns pela página, gostei muito das explicações.
    Agora preciso calcular a potência do dispositivo encontrado para dimensionar os fios, tem uma formula de potência em relação ao BTU?
    Aguardo contato.

  7. Vecair

    Comentário em 29 de julho de 2013 as 17:36

    Olá, Marcos!
    Infelizmente não conseguimos entender exatamente o que você quis dizer. Dimensionar quais fios? A unidade BTU já é o índice de potência de um ar condicionado, portanto não é possível uma formula de potência em relação ao BTU. Poderia nos explicar melhor o que está procurando?

    Obrigado.

  8. Elisa

    Comentário em 30 de julho de 2013 as 19:19

    Olá. Tenho uma sala de 15m² e um vão aberto (2m) que dá para cozinha, que tem 6m². Quantos BTUs devo considerar?

  9. Vecair

    Comentário em 5 de agosto de 2013 as 15:40

    Olá Elisa, tudo bem?

    Bom, esse vão seria aquele em formato de porta ou aquele vão que forma um balcão entre a sala e a cozinha? De qualquer maneira, tudo vai depender se você vai querer climatizar a cozinha também, o que não é muito recomendado dentro de uma casa. Você pode colocar uma porta sanfona se o vão permitir para separar o ar de um ambiente para o outro, climatizando apenas a sala. Se você não quiser climatizar a cozinha, o ar condicionado deve ser instalado de um modo em que o seu ar refrigerado não vá diretamente para essa região, e o contrário caso você queira climatizar a cozinha também. Aí, para os dois ambientes serem climatizados, o seu cálculo poderá ser a soma das duas áreas dos ambientes, conforme explicado acima no post, lembrando de instalar o aparelho de maneira que a corrente de ar passe por esse vão.
    Obrigado, e continue acompanhando nosso blog! Abraços.

  10. walter dos santos

    Comentário em 6 de setembro de 2013 as 21:51

    Tenho um quarto de 3×4. Qual ar condicionado certo e de quantos BTUs?

  11. Marcos de Souza Ribeiro

    Comentário em 8 de setembro de 2013 as 0:10

    Parabéns pela disposição deste conteúdo.

  12. Marcos de Souza Ribeiro

    Comentário em 8 de setembro de 2013 as 0:57

    Marcos Acioly, por exemplo: você tem 600btus, 6m². 1 btu tem 0.293w, logo 600 x 0.293 = 175w / 127v = 1.3A ou por 220v = 0.8 mileamperes.
    Espero ter te ajudado…

  13. Vecair

    Comentário em 24 de setembro de 2013 as 11:34

    Oi Walter!
    A respeito dos BTUs, segue a nossa conta: No caso de um quarto de 12 metros quadrados, onde duas pessoas frequentam, o cálculo é (600 x 12) + 600 = 7.800 BTUs.
    Sobre o tipo de aparelho, não há um modelo certo ou errado. Você pode escolher entre três modelos mais utilizados: janela, split ou portátil. Para te ajudar nessa decisão, leia nosso post sobre dicas de qual comprar.
    Obrigado!