Como instalar ar condicionado de janela?

24 de julho de 2013 | Sem Comentários Voltar

A instalação de aparelhos de ar condicionado e, em geral, de sistemas de refrigeração de forma correta, envolve uma série de análises e procedimentos que devem ser realizados somente por profissionais qualificados, tudo para que o aparelho funcione da melhor maneira possível, tanto em seu rendimento como em seu gasto energético.

Depositphotos.com/photo-deamles A instalação de aparelho de janelas exige atenção e análise dos procedimentos indicados.

No caso dos aparelhos de ar condicionado de janela, algumas são as análises e os procedimentos corretos que devem ser adotados no processo de instalação:

  • O aparelho de Janela deve ter sua instalação realizada a uma altura mínima entre 1,50 m e 1,80 m em relação ao solo.
  • Caso não seja possível instalá-lo na altura acima, deve-se, no mínimo, preservar uma distância de meio metro de quaisquer paredes.
  • Caso haja a necessidade de instalar mais de um aparelho num mesmo ambiente, e em especial em uma mesma parede, a distância mínima entre eles deve ser de 1,5 m.
  • Como sabemos, é normal pingar um pouco de água do condicionador, todavia é possível realizar uma ligação simples do ponto de dreno até áreas (como jardim, por exemplo) onde a água possa escoar.
  • Após a escolha do local de instalação, a abertura na parede deve ser realizada em local que não haja vigas, canos de água, pilares, etc.
  • As medidas mais comuns para abertura em paredes são de 47 cm de altura e 74 cm de largura. Todavia, essas medidas podem variar de acordo com o modelo escolhido.

É sempre bom salientar que todo o processo de instalação deve ser realizado por um profissional experiente e qualificado, de preferência por aqueles estipulados pelos serviços autorizados cadastrados pelo fabricante.

É extremamente perigoso que pessoas leigas e sem o conhecimento necessário sobre aparelhos de refrigeração realizem a instalação, uma vez que estão colocando em risco não só o próprio aparelho de ar condicionado, mas também a integridade física de todas as pessoas que frequentarão o ambiente. E a estrutura arquitetônica do local também pode ser prejudicada.

Ao mesmo tempo, para que o aparelho sempre funcione da maneira correta, se faz necessários que todos os procedimentos de manutenção e limpeza sejam realizados periodicamente, de acordo com as estipulações fornecidas pelo fabricante.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Como instalar ar condicionado de janela?"
Deixe um comentário