Descubra como melhorar a qualidade do ar no interior de comércios e residências

15 de outubro de 2015 | 3 Comentários Voltar

A poluição é uma das principais vilãs do meio ambiente e da qualidade de vida, especialmente para quem mora em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro — que, por concentrarem uma grande quantidade de indústrias e automóveis, apresentam muita poluição atmosférica.

De acordo com o Instituto Saúde e Sustentabilidade, somente na capital paulistana, mais de 15 mil pessoas morrem anualmente por doenças provocadas pela má qualidade do ar. Para tentar reverter este cenário preocupante e sufocante, algumas medidas podem ser adotadas para garantir mais qualidade no interior de residências e ambientes comerciais.

http://pt.depositphotos.com/11497565/stock-photo-house-interior.html

© Depositphotos.com / epstock Com poucas medidas, as pessoas podem melhorar a qualidade do ar de suas casas e reduzir os riscos de saúde relacionados à poluição.

Dentro de uma casa, por exemplo, uma medida simples é manter portas e janelas abertas para arejar o ambiente. A troca do ar interno com o externo ajuda a combater os poluentes. Além disso, evite fumar dentro de casa e, quando for pintar salas e quartos, prefira tintas desenvolvidas com matéria-prima natural, sem solventes químicos e metais pesados.

Cortina de ar para melhorar a qualidade do ar

A cortina de ar é um dispositivo que cria uma barreira invisível nas janelas e na porta de entrada/saída da casa ou loja, evitando que a poluição e partículas de poeira entrem no ambiente. Além disso, esta barreira de ar impede que a temperatura interna seja influenciada pelo ambiente exterior, mesmo em dias de sol forte ou frio intenso.

Para complementar o trabalho desempenhado pela cortina de ar, você também pode instalar um purificador de ar para remover bactérias, mofo, vírus, fungos e ácaros. Caso tenha aparelhos de ar-condicionado, lembre-se de limpar o filtro com certa frequência.

Plantas e limpeza dentro de casa

Ter plantas dentro de casa ou da loja é outra boa solução para melhorar a qualidade do ar. Isso porque elas têm a capacidade de filtrar as impurezas do ar e devolver oxigênio limpo ao ambiente. Cactos, azaleias e bromélias são algumas das espécies de plantas indicadas para limpar o ar e valorizar o ambiente com uma decoração verde e ecológica.

Por fim, mantenha a casa sempre limpa e lave os tapetes — e outros materiais que possam acumular poeira — com frequência.

Compartilhe este artigo
3 comentários sobre "Descubra como melhorar a qualidade do ar no interior de comércios e residências"
  1. Nunca tinha pensado em como a cortina de ar pode ajudar na qualidade do ar, apenas na manutenção da temperatura e apoio a climatização do ar condicionado. Obrigado

    1. Vecair disse:

      Prezado,

      A cortina de ar é um equipamento de simples funcionamento, porém com diversos benefícios de acordo com o que menciona a matéria!

      Agradecemos o contato,

      Equipe Vecair.

Deixe um comentário