Entenda o que é e quais as vantagens da refrigeração comercial

26 de maio de 2015 | Sem Comentários Voltar

© Depositphotos.com / -S._E- A correta refrigeração em estabelecimentos que trabalham com comida é essencial para garantir a conservação e qualidade dos alimentos.

Supermercados, restaurantes, padarias, bares, sorveterias e outros estabelecimentos têm em comum uma necessidade: a refrigeração comercial. Fundamental para a conservação de produtos, este tipo de refrigeração é muito importante para o armazenamento correto de mercadorias e para a saúde dos consumidores e funcionários.

O processo de refrigeração é feito da seguinte maneira: retira-se energia térmica de um determinado meio e extrai-se o calor para o ambiente externo, por meio de um ciclo termodinâmico. Além da utilização de freezers, expositores de bebidas e outros equipamentos, a refrigeração comercial é feita com equipamentos de climatização industrial. Há, por exemplo, os condicionadores de ar, que utilizam água gelada em vez de fluidos refrigerantes, e os climatizadores, que promovem a refrigeração pela evaporação da água.

Uma solução de alto padrão, fundamental para a eficiência do sistema de climatização, é a cortina de ar, que não só mantém a temperatura regulada, mas contribui para deixar os alimentos livres de bactérias e micro-organismos presentes no ar. Este dispositivo é instalado na parte superior interna das portas, formando uma barreira invisível que impede a troca de calor com o ambiente externo, além de evitar a entrada de insetos, poeira, fumaça e odores em geral.

Uma vez que ajuda a manter a temperatura sempre constante, a cortina de ar também evita que os refrigeradores trabalhem em sua capacidade máxima, fazendo com que a redução do consumo de energia chegue a 40%.

As aplicações da cortina de ar para a refrigeração comercial são diversas. Quem tem uma loja de chocolates, por exemplo, precisa de uma temperatura interna amena, garantindo a conservação da mercadoria. Já em uma câmara fria de supermercado ou frigorífico – em que a temperatura deve estar em torno de 40 graus negativos – a cortina impede que o ar gelado saia do ambiente mesmo quando alguém precisa abrir a porta.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Entenda o que é e quais as vantagens da refrigeração comercial"
Deixe um comentário