Passo-a-passo: Limpeza de ar condicionado Split

23 de janeiro de 2013 | Sem Comentários Voltar

Manutenção e Limpeza de arAssim como qualquer outro produto, os aparelhos de ar condicionado também precisam de manutenção e, principalmente, limpeza frequente. No caso dos modelos split a limpeza é importantíssima para a saúde, pois se evita assim a propagação de fungos, ácaros e diversas impurezas no ar.

O primeiro passo em qualquer limpeza de aparelhos de ar condicionado split é desligá-lo e tirá-lo da tomada.

A limpeza da unidade interna (evaporadora)

É recomendável que se realize a limpeza da unidade interna do condicionador de ar apenas com um pano seco. Caso esteja muito suja, utilize um pano umedecido em água, somente a água já é suficiente, não há a necessidade do uso de qualquer produto químico.

Remova o painel frontal da unidade interna para a limpeza. Com cuidado, retire-o e limpe-o, em seguida, com um pano macio seque-o. Não há necessidade de utilização de polidores e lixas nesse processo.

Limpeza dos filtros

Limpeza do filtroPara realizar a limpeza dos filtros abra o painel da frente e retire os filtros com cuidado. Verifique se há a existência do filtro de carvão, do lado esquerdo, ou do filtro HEPA, presente do lado direito. Lembrando sempre que nem todos os modelos possuem estes filtros. Se o seu modelo tiver esses filtros, retire-os antes de prosseguir com a lavagem dos filtros de nylon. Os filtros devem ser limpos apenas com aspirador de pó. Lembre-se sempre que a troca dos filtros de carvão e HEPA devem ser feitas a cada quatro meses.

Para realizar a limpeza dos filtros de nylon utilize um aspirador de pó para limpar o cooler. Com água morna ou mesmo fria, lave-o e deixe-o secar a sombra, por bastante tempo. Não se esqueça de recolocar os filtros no aparelho antes religá-lo.

Limpeza da unidade externa (condensadora)

Realize a limpeza da condensadora somente com aspirador de pó. Abra-a, e retire as peças sujas. Aplique, se necessário, algum detergente ou spray específico. É importante lembrar que um técnico especializado é a melhor opção para limpar essa parte do aparelho de ar condicionado.

Lembre-se sempre que a limpeza do aparelho de ar condicionado deve ser realizada pelo menos uma vez ao mês. Isso aumenta o seu rendimento e a sua vida útil e evita um gasto excessivo de energia, assim como a necessidade da troca de peças.

Para mais informações acesse o site:www.arcondicionadovecair.com.br

Compartilhe este artigo

Comentários

Deixar um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nenhum comentário ainda.