Quem inventou o ar condicionado?

8 de abril de 2013 | Sem Comentários Voltar

Ar CondicionadoAtualmente é quase impossível imaginarmos nossa vida sem o conforto e a praticidade proporcionada por diversos aparelhos eletrodomésticos que usamos diariamente. Esse é o caso específico dos aparelhos de ar condicionado. Como vivemos em um país tropical, onde as estações são todas praticamente quentes, os aparelhos de ar condicionado conseguem nos proporcionar o bem estar necessário.

Cada vez mais práticos e modernos, os aparelhos de ar condicionado atuais se dividem em diversas categorias com funções bastante específicas para cada tipo de ambiente. Todavia, a realidade nem sempre foi assim tão confortável. Desde muito tempo atrás que os seres humanos tentam manipular aspectos naturais e arquitetônicos em prol do bem estar proporcionado por temperaturas mais amenas.

Na Roma antiga, a água de aquedutos era amplamente utilizada para proporcionar uma temperatura agradável por meio da circulação nas paredes das casas. Na Pérsia medieval, muitos edifícios valiam-se de torres de vento e de cisternas para o seu resfriamento durante as épocas mais quentes do ano.

Entretanto, foi só em 1902, em Buffalo, no estado norte americano de Nova Iorque, que a invenção do que conhecemos hoje por ar condicionado de fato aconteceu.

Willis CarrierO pai do ar condicionado foi o inventor Willis Carrier, que na tentativa de resolver um problema na empresa Lithographing Sackett-Wilhelms & Publishing Company of Brooklyn, acabou por apresentar o protótipo do que se tornaria o sistema de ar condicionado.

Dentre as diversas características do sistema, um aspecto em si foi o fator diferencial apresentado por Carrier: a função do controle de umidade que constava em seu protótipo. Assim, juntamente com o controle de temperatura, a função de purificação do ar, o controle de ventilação e de circulação, surgiu o controle de umidade. Um sistema revolucionário para a época que atualmente é utilizado amplamente no mundo inteiro.

Para mais informações acesse o site:www.arcondicionadovecair.com.br

Compartilhe este artigo

Comentários

Deixar um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nenhum comentário ainda.