Veja como calcular o dimensionamento de ar condicionado split

26 de julho de 2013 | 2 Comentários Voltar

O cálculo de BTU (British Thermal Units) indicará a potência do ar condicionado de acordo com o local onde esse será instalado, sendo essa uma forma bastante eficiente de se saber qual é o modelo de ar condicionado perfeito para as suas necessidades.

A realização do cálculo leva em consideração algumas variáveis, como, por exemplo, a incidência ou não de luz solar no ambiente ou o número de pessoas que frequentarão esse mesmo ambiente. Vamos ao cálculo!

Flickr.com/Polygon Homes Ambientes residenciais, frequentados por poucas pessoas, não necessitam de potências altas.

- Para ambientes sem exposição a raios solares:

Multiplique o montante de 600 BTUs por M² (metro quadrado) do ambiente e acrescente ao resultado a soma de 600 BTUs por pessoa que frequentará o local (a primeira pessoa não é somada):

Exemplo: Um quarto de 12 metros quadrados, que será frequentado por 2 pessoas:

(600 x 12) + 600 = 7.800 BTUs.

- Para ambientes com exposição a raios solares:

Caso bata sol no ambiente onde o Split será instalado haverá uma maior exigência do aparelho, dessa forma o cálculo da conta será um pouco diferente, acompanhe:

Nesse caso é utilizado o montante de 800 BTUs, multiplicado por M² (metro quadrado) e, caso haja mais pessoas que frequentarão o ambiente, soma-se um total de 800 BTUs por pessoa adicional.

Exemplo: Um quarto que receba raios solares, cuja dimensão seja 12 metros quadrados, e o número de pessoas que o frequentarão seja três (sempre lembrando que a primeira pessoa não é contabilizada no cálculo, somente as demais):

Cálculo: (800 x 12) + 800 + 800 = 11.200 BTUs.

O cálculo de BTU é uma forma eficiente de se chegar ao modelo de ar condicionado Split perfeito para o seu ambiente, que funcione de maneira correta e não promova um gasto excessivo de energia.

Compartilhe este artigo
2 comentários sobre "Veja como calcular o dimensionamento de ar condicionado split"
  1. milton fermino vieira disse:

    sou eletricista fui chamado para fazer um serviço em um salão de festa e tem 5 ar de 58000 btus mais iluminação e tugs e tues a rede trifasico pois os cabos de entrada erra de 16mm troquei para 35mm,cabos dos ar 6mm, disjuntor chave geral 100A.mesmo assim a amperagem esta osilando entre 30A a 9A ISTO É NORMAL? Detralhe ligamos um de cada vez no intervalo de 15 minutos.

    1. Vecair disse:

      Oi Milton!
      Essa sua dúvida é bastante técnica e complexa. Infelizmente não podemos te ajudar, mas te aconselhamos a procurar um técnico especialista em elétrica.
      Obrigado pelo contato. Abraços!

Deixe um comentário